Studio Pilates- Sthefani Lara

STUDIO PILATES, ACUPUNTURA, MASSOTERAPIA



Tel: 12 99163-9996 e ATENDIMENTO DOMICILIAR

STHEFANI LARA

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Fumar dentro do carro ???? Melhor parar de fumar !!!!


Fumar dentro do carro engloba 

três tipos de tabagismo


O tabagismo passivo, ou fumo de segunda mão, vem sendo cada vez mais discutido no Brasil. O fumo passivo deriva da poluição tabágica ambiental, que está presente principalmente em ambientes fechados.

Conforme Alberto José de Araújo, presidente da Comissão de Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a fumaça do tabaco é o principal poluente de ambientes internos. De acordo com ele, o carro é um espaço muito pequeno, com pouca ventilação, e que concentra um número cada vez maior de pessoas. “Se neste contexto há um fumante, o risco de quem é exposto a essa fumaça é muito similar ao risco de quem fuma ativamente”.

Além do fumo passivo, o carro é um dos ambientes que apresentam maior índice de fumo terciário, ou fumo de terceira mão. A fumaça do cigarro é feita de gases e partículas minúsculas (aproximadamente 2,5 peso molecular), e essas partículas acabam se depositando nos bancos e painéis do carro. O fato de grande parte do carro ser acarpetada e estofada agrava essa situação. 

“As partículas – que contém substâncias como nicotina, alcatrão e metais pesados – também entram nas tubulações de ar condicionado e ventilação do veículo, impregnando assim todo o ar do interior do carro”, completa Araújo. 

Mesmo sem nenhum cigarro aceso, estas partículas impregnadas no interior do veículo do fumante ficam em suspensão no interior do carro, quando o veículo está em movimento, sendo inspiradas pelos passageiros. “A respiração dessas partículas pode tanto provocar irritação nas narinas como atingir as partes mais baixas do pulmão”, alerta o especialista.“Se a pessoa já tem um quadro de bronquite ou asma, a primeira coisa que ela pode correr risco é de desenvolver crises de falta de ar por conta dessas partículas do fumo de terceira mão”.

Manter o cigarro para fora da janela, ao contrário do que pensam os fumantes, não é solução. Segundo dr. Alberto, essa manobra não diminui os riscos. “A força da corrente de ar externa é bem maior que a do interior do veículo, não há sistema de ventilação que possa expelir toda a fumaça de dentro do carro”. 

Processo semelhante acontece em casa ou em qualquer ambiente fechado, como recentemente foi abordada na questão do fumo em apartamentos de condomínios nos EUA. Cinzeiros com resíduos de cigarro podem intensificar o quadro, dr. Alberto explica. “No cinzeiro em que as cinzas são depositadas, há partículas mais pesadas e partículas menores vindas da combustão do tabaco. Essas substâncias podem se precipitar e somam-se à poeira domiciliar. A fumaça de tabaco ambiental é a principal fonte de poeira domiciliar”.

Tabagismo passivo A fumaça da ponta do cigarro, chamada de corrente lateral ou corrente secundária, tem maior quantidade de nicotina, alcatrão, monóxido de carbono e outras substâncias, pois não há o benefício do filtro. A corrente primária é a fumaça inalada pelo fumante, que depois expira no ambiente.

“O tabagismo passivo consiste nessas duas correntes. Por isso consideramos o tabagismo passivo tão perigoso quando o tabagismo ativo”. 

O especialista alerta que todas as doenças provocadas pelo tabagismo ativo podem ser também provocadas pelo tabagismo passivo, como enfisema pulmonar, bronquite crônica e DPOC. O fumante passivo adulto poderá ter, também, alterações na pressão arterial, dor de cabeça, rinite, sinusite, dor nos olhos e na garganta.

Para pessoas com problemas cardiovasculares o tabagismo passivo se torna ainda mais perigoso.
“A exposição dessas pessoas à fumaça de cigarro durante meia hora já oferece risco de um evento agudo, como um enfisema ou um infarto do miocárdio. O mesmo vale para crianças que têm problemas valvulares, doença isquêmica coronariana ou arritmias, e que convivem com fumante ou frequentam ambiente em que haja fumaça de cigarro. Meia hora por dia é suficiente para elevar os riscos de forma significativa”.

Crianças“As crianças e as mulheres são tidas no mundo todo como as que mais sofrem os efeitos do tabagismo passivo”, revela Araújo.
A criança começa sofrer de tabagismo passivo já no útero. 

“É até questionável chamar de tabagismo passivo o feto de uma fumante, pois ele recebe diretamente a nicotina, o monóxido de carbono e todas as outras substâncias pelos vasos placentários. Na verdade, o bebê nestas condições é um fumante ativo secundário ao fumo da mãe. Os riscos são, de longe, os maiores”, explica.

Na gravidez, as consequências são abortos de repetição, bebê com baixo peso e parto prematuro. Outro problema bem comum do tabagismo da mãe é a imaturidade do pulmão do bebê ao nascer, o que dificulta a primeira respiração. Depois vem a abstinência, que traz uma série de problemas ao recém nascido irritado, e mais tarde, inclusive prejudica a aprendizagem na escola. 

“O tabagismo da mãe pode repercutir na infância de seu filho com problema de redução do desenvolvimento pulmonar, facilidade para ter crises de bronquite, infecções respiratórias, e mesmo retardo no crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor”, explica Araújo A criança de até sete anos cujos pais fumam, correm, ainda, mais riscos de ter otites, sinusite, rinite, sibilo – chiado no peito - e até mesmo crise de bronquite. Essas situações geralmente ocorrem em casos que os pais costumam fumar no carro toda vez aos transportá-los e ter o hábito de fumar em casa.

“Estes são os dados dos últimos dez anos de pesquisa e mostram que filhos de pais fumantes têm mais dificuldade no aprendizado do que os filhos de pais não-fumantes. É um dado importantíssimo no aconselhamento dos pais: fumar passivamente não só provoca alterações naquele momento para a criança que está exposta, mas pode trazer também consequências tardias para aquele bebê”.

Por tudo isso, é incompreensível que o Senado Federal ainda não tenha aprovado o PL 315/08, a lei que protegerá a população dos graves efeitos da fumaça do tabaco. A Lei dos Ambientes Fechados 100% Livres do Tabaco, será certamente também seguida por pais e responsáveis pelas crianças, pois irá representar muito para as crianças, em particular, contribuindo para construir gerações futuras livres da fumaça do tabaco, a começar de seus primeiros lares (ventres maternos) e, se estendendo por suas casas, carros, parques e locais de diversão.

“O homem é livre; mas ele encontra a lei na sua própria liberdade” (Simone de Beauvoir).

                                     Para parar de fumar faça um tratamento com acupuntura !




Fonte: Assessoria de imprensa da SBPT / AMB - Associação Médica Brasileira

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pilates

Aula entre alunas e amigas queridas!!!

Acabe com sua Ansiedade!!!



Acordar cedo, deixar os filhos na escola e ir trabalhar. No horário de almoço, apenas um quarto é reservado para a refeição. O restante é separado para resolver os assuntos mais urgentes, que não podem esperar até o fim do expediente. Depois mais trabalho que geralmente se torna estressante devido à sobrecarga de responsabilidades. De volta em casa, uma leve pausa para o jantar e, como se não bastasse, os problemas domésticos para solucionar, sem falar daqueles que levam trabalho pra casa.

É uma rotina dessas que muitos profissionais precisam enfrentar todos os dias e o que menos fazem é cuidar da própria saúde. A consequência é pouca ou quase nenhuma qualidade de vida. Muitas pessoas já sofrem com as chamadas “doenças da modernidade”. A ansiedade, por exemplo, é um motivo suficiente para se recorrer a um bom médico. E não estranhe se entre um remédio e outro, ele recomendar a prática do Pilates.

A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central consequente à interpretação de uma situação de perigo. Por vezes a pessoa que sofre de ansiedade, sente uma necessidade de estar sempre à fazer coisas de forma a fugir do seu estado emocional para que se sinta melhor.
Desta forma a pessoa que passa muito tempo num estado de ansiedade acaba interrompendo a respiração como uma forma de defesa contra o medo de uma punição ou situação de perigo, ocasionando um bloqueio no músculo diafragmático. Um diafragma inibido, que não funciona bem, pode causar diversos distúrbios no nosso organismo, como: dores de cabeça, problemas gastrointestinais, dores nas costas e até mesmo um aumento na ansiedade.
Uma respiração otimizada, mobiliza a coluna vertebral na região do tórax, que provoca a mobilização do sistema nervoso autônomo que, dentre outras tantas atividades é responsável pela digestão, reprodução, sono e relaxamento.

O Pilates aperfeiçoa a respiração e potencializa a capacidade respiratória. Em todos os exercícios a respiração é enfatizada como instrumento para atingir a qualidade na execução dos movimentos. O contrário também acontece, pois os movimentos adequados com a região do tronco estimulam e ampliam a entrada e saída de ar nos pulmões. O Pilates exerce muitos benefícios em pessoas ansiosas por modificar a capacidade respiratória. Se o indivíduo ansioso é capaz de aprender a expirar, podemos até certo ponto, modificar sua condição energética diafragmática, onde a ansiedade está contida.

O Pilates mobiliza a musculatura dessa região e na medida em que respiração é solicitada durante a execução dos exercícios, tornando-se um ato voluntário e consciente. Somente a prática irá validar a relevância do trabalho interdisciplinar entre o instrutor de Pilates e psicólogo corporal no indivíduo ansioso.

Fonte: Clubedopilates

Pilates - Beneficios nas Bursites

Nas articulações existem pequenas estruturas com o formato de bolsas que armazenam líquidos sinoviais. São as chamadas bursas, que têm funções de proteção e amortecimento, destinando-se a reduzir o atrito entre os ossos e a evitar que os tecidos moles ao redor (musculaturas, ligamentos e tendões) sofram pressão excessiva.

Em decorrência de variados motivos as bursas podem sofrer inflamações, instalando-se assim, as denominadas bursites. Dentre as principais causas das bursites destacam-se os traumatismos locais, o excesso de movimentos repetidos, as lesões por esforços musculares, as artroses e demais problemas articulares.

Quando ocorre uma bursite, as paredes da bursa atingida tornam-se mais espessas e passam a produzir mais líquido. Isso resulta em inchaço local, rigidez, irritação da pele, compressão das estruturas adjacentes e dores, sentidas principalmente ao movimentar a região afetada.

O corpo humano possui várias bursas, distribuídas em locais estratégicos. Algumas delas apresentam maior incidência de inflamações, tais como: cotovelos, punhos, dedos, quadris, joelhos, tornozelos, pés e principalmente nos ombros, por ter grande quantidade de bursas contidas nesta região.

Bursites são condições normalmente temporárias, mas podem se tornar crônicas.

A bursite aguda não infecciosa habitualmente é tratada com repouso, imobilização temporária da articulação afetada e um anti-inflamatório não esteróide. Por vezes, podem ser precisos analgésicos mais fortes. Como alternativa, pode se injetar diretamente na bolsa uma mistura de um anestésico local e um corticosteróide. Quando diminui a dor, a prática de exercícios específicos é útil para aumentar o grau do movimento articular.

O tratamento da bursite crônica é semelhante, embora seja menos provável que tanto o repouso como a imobilização sejam eficazes. As bursites que limitam a função dos membros podem ser aliviadas por meio de injeções de corticosteróides juntamente com fisioterapia intensiva, para restabelecer o funcionamento da articulação.

Uma vez controlada a dor, deve ser iniciado o trabalho de prevenção e/ou correção dos fatores causais. Como houve muito desconforto, os movimentos acabam limitados e se dá um quadro de tensão e fraqueza muscular. Comprometendo as atividades da vida diária.

Com a prática do Pilates, a qualidade e o equilíbrio muscular serão enfatizados através de exercícios específicos e holísticos de força, flexibilidade e estabilização.

Os braços, pernas e quadris estarão mais preparados para suas funções, a coluna estará mais alinhada, alongada e fortalecida. Haverá um reequilíbrio dos músculos esqueléticos de forma geral e a ergonomia será otimizada, conduzindo a uma redução considerável dos impactos nas articulações, sobretudo nas bursas, amenizando o atrito e as inflamações.
E por ser uma patologia de frequência recidivante, se não for corrigida as suas causas subjacentes elas podem se desenvolver com mais frequência. Por este motivo, exercícios como o Pilates são muito importantes, ajudam a reforçar os músculos enfraquecidos e restabelecer o grau completo do movimento articular estabilizando e prevenindo dores.

Fonte: ClubedoPilates

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Acupuntura melhora os sintomas da depressão

Ansiedade e depressão são as doenças que, literalmente, tornaram-se parte integrante de nossas vidas. Para as pessoas que sofrem de depressão e de ansiedade sua vida é um fardo. Sua mente está cheia de medos e de pensamentos negativos. São incapazes de lidar com o stress ou de se concentrar em qualquer trabalho devido à falta de interesse.
No entanto, um raio de esperança surgiu para essas pessoas na forma de acupuntura, que pode ajudar a lidar com doenças mentais de forma eficaz.

A Acupuntura que vem sendo praticada por mais de 2000 anos na China, é uma forma de tratar diversas doenças. 

Este tratamento é baseia-se na teoria que diz que todos os seres vivos possuem energia vital (chi) que flui de maneira uniforme pelo corpo, através dos canais de energia (meridianos).
No entanto, quando há uma perturbação no fluxo energético, ela pode desencadear uma série de problemas físicos e mentais. 

A acupuntura trata tentando harmonizar a circulação da energia no corpo para eliminar as doenças.
As agulhas nos pontos específicos estimulam o fluxo livre de "chi" que por sua vez reduz os sintomas de ansiedade e depressão.
Acredite ou não, existem mais de 2000 pontos de acupuntura, mas aqueles localizados no tórax, couro cabeludo e do pulso são considerados pontos de acupuntura para a depressão. 

A fim de determinar se a acupuntura é eficaz no tratamento dos transtornos da depressão, cerca de 150 pacientes foram divididos em 3 grupos.
Um grupo recebeu tratamento especificamente para tratar a depressão.
O segundo grupo tratado com acupuntura geral, que não necessariamente tinha como sintomas a depressão, enquanto o último grupo não recebeu tratamento. 
 
Após um período de 8 semanas, o primeiro grupo que experimentou o tratamento de acupuntura específica para a depressão, mostrou uma melhora considerável na saúde mental, em comparação com aqueles que receberam a acupuntura não específica. 

Isto indica claramente que o uso da acupuntura auxilia a diminuir os sintomas da depressão.
Acupuntura para ansiedade
A acupuntura é um poderoso remédio para aliviar a ansiedade. 

A sensação de ansiedade antes de uma entrevista ou antes de um exame importante é óbvia.
No entanto, preocupar-se desnecessariamente o tempo todo é um sintoma doe transtorno de ansiedade que pode ser tratado com acupuntura.
Os ataques de pânico ou transtorno de ansiedade generalizada pode amenizado usando técnicas de acupuntura.



terça-feira, 18 de outubro de 2011

Os 10 sites mais visitados do google sobre saúde

Os 10 sites mais visitados do google sobre saúde!!

1.Saúde e´ bom saber 
www.saude.gov.br

2. Coração em dia
www.cardiol.br

3. Tudo sobre diabetes
www.diabetes.org.br

4. Tudo sobre Câncer
www.oncoguia.com.br

5. Drauzio Varella
www.drauziovarella.com.br

6. Primeiros Socorros
www.einstein.br

7. Cuidados com a família
www.saude.abril.com.br

8. Mulheres Decifradas
www.gineco.com.br

9. Xo obesidade
www.obeso.org.br

10.Olhos espertos
www.cbo.com.br

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Entrevista na Radio Piratininga AM 750

Galera hj as 15hs estarei dando Entrevista no programa Saúde e Bem Estar, na Rádio Piratininga AM 750 SJCampos- SP.
Estarei abordando o tema PILATES E OS SEUS BENEFíCIOS.

Os ouvientes podem participar. Participem!!!

O programa também é transmitido pelo site : http://www.superradiopiratininga.com.br/750/