Studio Pilates- Sthefani Lara

STUDIO PILATES, ACUPUNTURA, MASSOTERAPIA



Tel: 12 99163-9996 e ATENDIMENTO DOMICILIAR

STHEFANI LARA

sábado, 16 de outubro de 2010

Dor na Coluna

O que é a dor nas costas?
Cansaço, incomodo, pontada, fisgada na região da coluna, ou seja, do pescoço até o começo do bumbum é considerado dor nas costas.

Quais as causas?
Grande parte das dores relacionadas à coluna é devido à má postura no trabalho ou nas atividades diária de cada pessoa, como a forma de sentar, deitar, carregar pesos, dormir, etc. Outras causas são: o excesso de peso e o sedentarismo, devido, a falta de atividade física.

Quais os sintomas?
Peso na região lombar, dor, formigamento, perda de força nas pernas, dor nos glúteos, posteriores das coxas, panturrilhas e sola dos pés, fraqueza da musculatura abdominal, encurtamento da musculatura da coluna, rigidez e diminuição da mobilidade são, em geral, alguns dos sintomas que as pessoas apresentam.

A dor nas costas atinge que grupo de pessoas?
A dor nas costas não atinge, necessariamente, apenas um grupo de pessoas. Hoje 80% da população tiveram ou tem dor na coluna. Sendo assim, deve-se levar em consideração as condições de vida de cada pessoa, por exemplo, indivíduos sedentárias que trabalhem com atividade de peso ou fiquem muito tempo em uma mesma posição são pessoas predispostas a desenvolverem dores na coluna.
Maus hábitos posturais, no momento de dormir ou mesmo de assistir a TV, como deitar em sofás, são fatores que contribuem para o desenvolvimento de dores na coluna.

Qual o tratamento?
O primeiro passo é procurar um médico, que possa diagnosticar corretamente o problema, para que seja analisada a causa da dor e encaminhar o paciente para um fisioterapeuta.
O profissional de fisioterapia fará a reabilitação, através de técnicas específicas para tratar a coluna, como terapias manuais, mobilização neural, analgésia por aparelhos elétricos, exercícios de correção postural, exercícios de fortalecimento das costas, como, por exemplo, o pilates, e alongamento. Mas, se for constatado, falta de atividade física, o paciente será encaminhado para uma academia, para que seja realizado um programa de condicionamento físico.

Como prevenir?
A melhor forma de prevenção contra dores na coluna é melhorar a postura no dia a dia, manter sempre o peso baixo, em relação a sua altura, e sempre praticar atividade física, de preferência os exercícios fora da água para que seja estimulada a absorção de cálcio através do impacto causado pela atividade física. Nesse caso, recomenda-se caminhadas, corridas e musculação, de 3 a 4 vezes por semana.
Para quem não é adepto a musculação, o pilates é uma opção, pois ajuda na flexibilidade, fortalecimento e correção. Mas o grande segredo para prevenir as dores na coluna, não é remediar e sim praticar exercícios.

Um comentário:

  1. Quando tive minha filha ,contava com 22 anos. Logo a seguir descobri ,que tinha um problema sério de coluna,tanto que não poderia mais engravidar. Cinco anos após , em engravidei novamente,correu tudo bem.
    Sempre trabalhei de faxineira,hoje aos 58 anos de idade, estou totalmente acabada,com uma dor horrível na ragião lombar, e estou corcunda,onde queima muito me irritando. Por essas e por outras coisas da vida, tenho também Depresção, não quero isto,tenho muito medo de fazer besteira, me ajudem se puderem. Aviso-os que não possuo nenhuma renda mensal,dependo tudo de meus dois filhos,me causando isto uma grande tristeza muito embora olho ,para traz e vejo pessoas piores do que a mim.
    Dede já agradeço, atenciosamente, Eunice.

    ResponderExcluir