Studio Pilates- Sthefani Lara

STUDIO PILATES, ACUPUNTURA, MASSOTERAPIA



Tel: 12 99163-9996 e ATENDIMENTO DOMICILIAR

STHEFANI LARA

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Caimbras o que fazer???

Câimbras (ou caimbras ou cãimbras)

A palavra câimbras (ou as vezes caimbras, ou cãimbras) é mais usada no Brasil.
A palavra cãibras (ou as vezescaibras ou câibras) é mais usada no Portugal.

As câimbras (ou cãimbras ou caimbras) noturnas são espasmos ou contração involuntárias dos músculos, geralmente acompanhadas de fortes dores, que podem durar até vários minutos. As câimbras (ou cãimbras ou caimbras) podem atingir varios músculos de uma vez, e podem surgir em diferentes lugares:

- câimbras nos pés
- câimbras na panturrilhas
- câimbras na coxa
- câimbras nas mãos

As câimbras duram alguns minutos e depois desaparecem. As conseqüências são raramente graves, mas a dor pode ser muito forte durante a crise de cãimbras. Esteja sempre atento e peça conselhos ao seu médico em caso de diabetes, doenças nervosas, após o uso de medicamentos ou se elas forem freqüentes, As câimbras musculares se caracterizam por uma contratura dolorosa repentina, principalmente durante a noite.

Em pessoas acima dos 60 anos, câimbras frequentes podem ser sinais de aterosclerose, com diminuição da circulação sanguínea para determinado grupamento muscular por obstrução do fluxo por placas de colesterol.
O cálcio e o magnésio são causas mais importantes e comuns de câimbras. Mais também um excesso de eletricidade estática.


Como evitar as câimbras?

Principalmente para sedentários, para se evitar as câimbras (ou cãimbras ou caimbras) deve ser realizado alongamento antes e após exercícios.

São pessoas que apresentam câimbras noturnas nas panturrilhas e pés. Em geral apresentam a chamada cãimbras noturnas idiopáticas (sem causa aparente). Recomenda-se um programa de alongamento 15 minutos antes de dormir, dar preferência para alimentos ricos em cálcio e magnésio, manter uma boa hidratação ao longo do dia e evitar o sedentarismo.

Hidratação adequada e alongamentos frequentes, resolvem os problemas das maiorias das pessoas com câimbras idiopáticas, ou seja, aquelas que não são causadas por nenhuma doença específica. O melhor modo de controlar o grau de hidratação do corpo é através da cor da urina. Pessoas desidratadas apresentam urina muito amarelada e normalmente com cheiro forte, enquanto que um corpo hidratado produz urina clara e sem cheiro.

Os alongamentos são o melhor método para prevenir câimbras, principalmente nas pernas. É preciso algumas semanas com alongamentos diários para eliminar as cãimbras.


O que fazer:
- tome um copo de água com sal se o caso for de câimbras de calor e se não tiver problemas de pressão alta.
- procure fazer alongamentos.
- comer muitas frutas e legumes.

O melhor tratamento é eliminar a eletricidade estática que é a maior causa das câimbras.

Pilates X bico de papagaio

O osteófito, ou popularmente bico-de-papagaio, caracteriza-se por pequenas expansões ósseas originadas pela profusão progressiva do anel fibroso do disco intervertebral. Trata-se de uma reação do organismo para absorver melhor a sobrecarga da articulação sobrecarregada.
Os efeitos são agravados pela desidratação gradual do disco intervertebral, conduzindo a uma aproximação das vértebras e compressão da raiz nervosa, resultando em fortes dores, formigamentos e limitação de movimentos.


É comum que o osteófito apareça nos calcanhares, nas bordas das vértebras, geralmente na altura dos discos intervertebrais da região do pescoço, coluna torácica e lombar, porém, qualquer articulação do corpo pode ser afetada.
A causa do “bico-de-papagaio” pode ter influência da espondilose, da pré-disposição genética, da sobrecarga articular (sobrepeso e obesidade), do sedentarismo, de esforços repetitivos, de alguma anomalia na articulação (inflamação, trauma, fratura, ligamentos rompidos, etc.), desvios angulares (joelhos varo ou valgo), malformações dos quadris, ou simplesmente pela quantidade de impactos aos quais estamos sujeitos desde a infância.
Porém, é sobretudo, a adoção de posturas incorretas ao longo do tempo que leva ao aparecimento de lesões nas articulações vertebrais. Muitas vezes o problema também se instala por conseqüência de um processo de artrose.
Algumas pessoas podem não apresentar sintomas, porém, na primeira incidência de desconforto ou dores no quadril, virilha, costas, pescoço ou em outras regiões, recomenda-se a procura imediata de um ortopedista. Quando tratada corretamente e a tempo, o quadro pode apresentar queda significativa nas dores e melhora na capacidade funcional e na qualidade de vida do paciente, entretanto, sem recuperar a cartilagem perdida.
AÇÃO DO PILATES
Como um dos principais sintomas de quem tem osteófito é a dor, o indivíduo geralmente entra em um ciclo: os movimentos e o padrão postural acabam comprometidos, conduzindo a um desequilíbrio e fraqueza muscular por compensação e desuso, que por sua vez, intensificam os dois primeiros citados e assim por diante.
O Pilates auxiliará de forma satisfatória a melhora da qualidade de vida, tornando possível a realização das atividades da vida diária tranquilamente. Os exercícios prescritos serão específicos, direcionados e adaptados de acordo com as particularidades do indivíduo, visando entre outros, fortalecimento e alongamento dos músculos, com foco especial na região afetada e no reequilíbrio dos grupos musculares.
Assim, apesar de o osteófito continuar instalado, a dor será estabilizada devido à estrutura corporal mais forte, flexível e alinhada.

A melhor alternativa continua sendo a prevenção. Quanto antes incorporar novos hábitos, menores as chances de ocorrer um osteófito no futuro. E o Pilates também se mostra bastante efetivo para a prevenção.

fonte: www.flexuspilates.com.br