Se seus tornozelos estiverem fracos ou se uma região de seu pé estiver desequilibrada, uma reação em cadeia é iniciada. O joelho roda internamente, o arco longitudinal medial desaba e o corpo tensiona-se para se adaptar. Antes que voce saiba, os ligamentos do pé, do tornozelo e do joelho tomarão uma nova forma. Voce sentira dores nos calcanhares ou nos arcos e observara que o formato real do pé esta mudando, conforme os joanetes se desenvolvem e ou os dedos dos pés se cruzam. Quando os pés não cumprem adequadamente as funcões para as quais foram projetados, proporcionam conforto e absorção de impacto, canelites, desabamento dos arcos, fascite plantar, fratura de estresse e outros distúrbios físicos ocorrem.
Joanete |
Pense em seu pé com um tripé tridimensional, as principais bases de apoio sendo a base do halux (dedão), a base do quinto dedo (dedinho) e o calcaneo. Distribua o peso igualmente entre estas tres bases, lembrando que o pé tem tres arcos principais: o arco medial, arco lateral e o arco que cruza a região anterior do pé. São os arcos estabilizados pelos músculos da perna e do pé, que fornecem a elasticidade para que o pé relaxe e contraia novamente.
Trabalhar com os movimentos do PILATES com pés descalços e uma ótima maneira de recuperar a conexão com a gravidade. Os calcados impedem que os nervos sensoriais sintam o solo e forneçam a retroalimentação proprioceptiva.
Cuide bem..afinal são eles que te sustentam!! |