Studio Pilates- Sthefani Lara

STUDIO PILATES, ACUPUNTURA, MASSOTERAPIA



Tel: 12 99163-9996 e ATENDIMENTO DOMICILIAR

STHEFANI LARA

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Pilates X Adolescentes

A prática de Pilates na adolescência combina exercícios que fortalecem e equilibram a musculatura de todo o corpo, ajudando a prevenir e eliminar dores características desta fase do crescimento. Nesta fase o crescimento rápido dos ossos não é acompanhado pelo crescimento dos músculos e tendões, o que ocasiona desequilíbrios posturais devido ao encurtamento muscular, que podem causar dor. É nesta fase que devemos estar atentos ao surgimento de escolioses e outros desvios posturais, e onde devemos intervir imediatamente.

Minha aluna Mariana

  

Os exercícios de pilates para os adolescentes enfatizam a precisão e a qualidade na execução dos movimentos sem sobrecargas indesejadas, logo se observa a melhora do alongamento, da flexibilidade e da postura. A prática do Pilates desde cedo, cria consciência e cuidado com o corpo, despertando sensações de bem estar e saúde que se leva para a vida toda. 

Essa e minha aluna Mariana um exemplo de melhora na sua postura, na concentração e a na consciência corporal.

Como benefício adicional, o aluno aperfeiçoa sua coordenação motora, se a mesma não foi bem trabalhada em sua infância, e consegue melhorar sua concentração e a consciência corporal, que são afetadas nesta fase de turbilhão de hormônios. Mas também existem adolescentes que encontram no pilates a oportunidade de aperfeiçoar sua técnica como alunas bailarinas, nadadores, ciclistas, … ou recuperando-se de lesões por exemplo e conhecendo o lado da reabilitação.

Outro aspecto que vivenciamos ao acompanhar o trabalho com o adolescente é a melhora na auto-estima, pois as práticas possibilitam que o jovem sinta um domínio maior sobre seu corpo, vivencie melhoras físicas e, psicologicamente, permite maior afirmação perante o meio social. Ele gosta das transformações e isso pode revolucionar positivamente a fase que está vivendo, incorporando confiança à sua rotina. E como o trabalho é individual, um bom relacionamento entre instrutor e cliente resulta num treino específico com o devido estímulo e desafios além da avaliação periódica, pois a evolução ocorre de maneira muito rápida. É importante que o instrutor esteja ciente do seu papel e dos procedimentos que devem ser seguidos para o bom andamento do trabalho e quem sabe um bate papo com o aluno seja interessante para conhecermos os gostos do aluno, entendermos suas preferências, inclusive sobre os aparelhos, acessórios e exercícios, e tentar proporcionar um ambiente agradável, que os deixe confortáveis.

Numa pesquisa pela internet, não encontramos dados sobre projetos que utilizam Pilates em colégios no Brasil, mas nos EUA, por exemplo, encontramos projetos orientados à superação do sedentarismo e à educação postural, como uma disciplina curricular adicional. Um dos projetos, chamado Adolescentes Ativos, é realizado na Sierra Middle School (rede de colégios localizados em vários estados), e usa o Pilates como uma ferramenta que estimula a prática junto com uma alimentação saudável, de maneira que o adolescente seja um propagador de hábitos saudáveis em casa e entre os amigos.

2 comentários: