Studio Pilates- Sthefani Lara

STUDIO PILATES, ACUPUNTURA, MASSOTERAPIA



Tel: 12 99163-9996 e ATENDIMENTO DOMICILIAR

STHEFANI LARA

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Hipertensão Arterial E PILATES

O que é Hipertensão Arterial?

A Organização Mundial de Saúde definiu a hipertensão arterial como sendo  “uma doença  caracterizada por uma elevação crônica  da pressão arterial sistólica e/ ou pressão arterial diastólica”.
Principais Causas:
As principais causas da Hipertensão Arterial são:Idade: tende a aumentar o risco com o avanço da idade.Sexo: até os 50 anos, mais homens do que mulheres desenvolvem hipertensão, passando dos 50 anos a tendência de inversão na ordem é grande.Etnia: mulheres afrodescendentes  tem maior risco de hipertensão do que mulheres caucasianas.Consumo de sal:  quanto maior o consumo de sal, maior o risco de desenvolvimento da doença.Consumo de álcool: o consumo elevado está associado ao aumento do risco.Obesidade: o baixo nível de atividade física aumenta o risco da doença.Tabagismo: é um fator importante no processo de aterosclerose e hipertensão.

Sintomas:
A Hipertensão Arterial (HA) é considerada uma doença silenciosa, pois na maioria dos casos não  são observados sintomas no paciente. Quando ocorrem, são vagos e comuns a outras doenças,  como dor de cabeça, tonturas , cansaço, enjôo, falta de ar e sangramento nasal. A falta de sintomas, faz com que, muitas da vezes, o paciente esqueça de tomar seus remédios ou até mesmo questione a sua necessidade, levando a um grande aumento no número de complicações.

A Hipertensão Arterial em números:
Estudos realizados em base populacional em algumas cidades do Brasil mostram prevalência de hipertensão arterial (> 140/90 mmHg) de 22,3% a 43,9%.Podemos estimar que uma a duas pessoas a cada cinco são hipertensas. Em estimativa realizada em 2004, 35% da população brasileira acima de 40 anos estava hipertensa, acreditando-se que 20% da população mundial apresenta o problema.

Complicações:

Existem diversas complicações relacionadas  com o  aparecimento e o desenvolvimento  da hipertensão arterial. Dentre elas podemos exemplificar:Cardíaca: Angina pectoris (dor no peito), infarto agudo do miocárdio, cardiopatia hipertensiva e insuficiência cardíaca.Cerebral: Acidente vascular cerebral e demência vascular.

Benefícios do PILATES no controle da Hipertensão Arterial:

A atividade física produz uma diminuição na resistência vascular e nos níveis plasmáticos de norepinefrina (um potente vasoconstritor encontrado na circulação) sugerindo uma atividade nervosa diminuída. Além dos benefícios citados acima a atividade física ajuda no aumento do colesterol “bom” (HDL), na liberação de hormônios vasodilatadores (dentre eles o óxido nítrico e a protaglandina) que fazem com que haja um aumento no diâmetro do vaso sanguíneo, aumentando o fluxo sanguíneo para os órgãos e músculos.

Modificações comportamentais importantes para controle da HA:

Diminuição no consumo de sal
Aumento no nível de atividade física
Controle do peso
Moderação no consumo de bebidas alcoólicas
Diminuição do tabagismo
Controle do estresse emocional

Você sabia?
Que o treinamento de força, antigamente completamente proibido para hipertensos, já é consenso  entre as maiores sociedades de cardiologia do mundo todo, que produz benefícios para hipertensos, desde que bem avaliado e prescrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário