Conhecida também como tendinite, a LER (lesão por esforço repetitivo) é um problema comum que atinge pessoas que usam excessivamente o computador. Os esforços repetitivos e a longa jornada de trabalho fazem com que tendões, articulações, nervos e músculos inflamem, causando dores e lesões. As áreas mais afetadas pela doença são os braços, mãos e ombros.
Se diagnosticada no início, o tratamento da LER pode ser muito eficaz. Segundo a Dra. Aparecida Enomoto, graduada em medicina tradicional chinesa, a acupuntura é altamente recomendável no tratamento de dores e problemas musculares, pois ela age diretamente nos pontos inflamados e doloridos. “Muitos pacientes têm buscado o uso da acupuntura como tratamento de tendinite para fugir das fortes medicações tradicionais, que muitas vezes são ineficientes. O principal objetivo é agir contra as dores, que tanto incomodam os pacientes”, afirma a especialista.
A acupuntura é um método terapêutico que se caracteriza pela inserção de agulhas em pontos específicos da superfície do corpo, para tratar doenças e disfunções do organismo. Praticado na China há mais de três mil anos, o procedimento foi introduzido na medicina brasileira na década de 70.
A inserção das agulhas estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, como, por exemplo, os músculos. O estímulo é enviado para o sistema nervoso central (medula e cérebro), que por sua vez libera diversas substâncias químicas, desencadeando efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além de ter uma ação reguladora sobre os sistemas endócrino e imunológico e diversas outras funções orgânicas.
O tratamento específico para LER se dá na inserção de agulhas nos meridianos do corpo. Os pontos são escolhidos de acordo com o pulso do paciente. A sessão dura em torno de 30 minutos e recomenda-se uma sessão por semana durante três meses, e após esse período é feita a reavaliação para estabelecer com que periodicidade se fará o controle.
Nenhum comentário:
Postar um comentário