Studio Pilates- Sthefani Lara

STUDIO PILATES, ACUPUNTURA, MASSOTERAPIA



Tel: 12 99163-9996 e ATENDIMENTO DOMICILIAR

STHEFANI LARA

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Salto usar ou não????

Desenvolvimento adequado dos pés?
Ao contrário do que muita gente pensa, não. Muitos pesquisadores acreditam que os calçados até atrapalham esse desenvolvimento. Nossos pés precisam ter contato com o solo para criarmos certos tipos de proteção no organismo, como a sensibilidade adequada, equilíbrio e consciência dos movimentos dos pés. É até estimulado que os pais deixem as crianças andarem de vez em quando descalças sobre grama, terra, areia, superfícies com diferentes texturas e que exigem força e outras qualidades aos músculos e ossos dos pés.



Quais são as características de um bom sapato?
O consumidor deve observar a temperatura dos pés no interior do calçado, a liberdade dos dedos durante o caminhar, a segurança proporcionada através do solado, a absorção de choque, o atrito com a pele, a distribuição de pressão (observe se alguma parte do pé fica avermelhada após o uso do sapato) e o padrão da marcha (veja se seu modo de andar mudou com o uso do sapato). Esses são os principais itens avaliados pelos órgãos que certificam os calçados no Brasil.

Como comprar sapatos para as crianças?
Deve-se considerar a idade da criança. No caso de recém-nascidos e bebês até a fase de engatinhar, deve-se optar por calçados bastante flexíveis e que permitam a “respiração” dos pés. Quando começar a andar, o solado deve ser liso, para que os pés não se prendam à superfície e não aumente a chance de queda.
As crianças maiores tendem a optar por calçados da moda, porém deve-se dar prioridade à acomodação do calçado (como o sapato se ajusta às medidas do pé) e observar se há um pequeno espaço à frente do “dedão”. Observe sempre o desgaste dos sapatos, verificando se há alguma assimetria.
Também não é recomendado comprar um tamanho maior para que o calçado dure mais tempo, pois uma folga excessiva pode causar problemas posturais na criança.

Com que frequência deve-se trocar a numeração dos sapatos das crianças?
O ideal é medir os pés das crianças a cada três meses, a fim de observar o seu crescimento. O espaço entre o dedão do pé e a ponta do calçado deve ser da largura de um polegar da criança. Espaços menores podem causar deformidades e lesões.

Os sapatos podem provocar deformidades nos pés?
Sim. Pessoas que usam calçados com numeração menor do que a de seu pé, ou mesmo as que usam no tamanho adequado, mas com formato que não respeita as dimensões do próprio pé, podem ter uma grande variedade de deformidades, como o “dedo em martelo”, “dedo em garra”, joanete, além de calos e dores. Por isso, o sapato deve ser confortável desde o primeiro momento que se usa; não se deve esperar que com o tempo os pés se “acostumem”.

Como o uso de sapatos de salto alto pode prejudicar o indivíduo?
Nosso corpo está sempre em busca do equilíbrio para se manter em pé. Quando usamos sapatos com saltos, esse equilíbrio é ameaçado. Para não cairmos para a frente, os músculos da coluna e das pernas fazem um grande esforço, e é por isso que causa um grande cansaço nessa região. Esse desequilíbrio também faz com que os joelhos recebam muita pressão, e por isso pode até causar problemas como artrose com o passar do tempo.

O que as mulheres podem fazer para diminuir os efeitos do salto, caso seja obrigatório o seu uso?
É recomendável alternar a altura dos saltos, ou seja: se na segunda-feira usou o salto de 5 cm, prefira o de 3 cm na terça; também deve-se evitar permanecer por muito tempo numa mesma posição, seja sentada ou em pé; quando estiver sentada, procure cruzar as pernas de forma alternada; fazer alongamentos no começo e no final do dia na panturrilha também ajuda bastante.

Como deve ser feita a escolha de um tênis para corrida?
Primeiramente, deve-se avaliar se a pessoa já tem condições para fazer uma corrida. Não basta ter fôlego suficiente, é preciso também preparar os músculos, através de alongamento e fortalecimento, para evitar lesões. O tênis deve ter um sistema de amortecimento adequado, principalmente se o objetivo é correr em solo duro, como concreto. Deve-se saber qual o objetivo dessa pessoa ao correr: uma competição, para percorrer uma trilha ou simplesmente praticar um exercício físico. É também recomendado analisar o tipo de pé desse corredor: observar se ele tem pé plano (“pé chato”), pé cavo (com arco muito elevado) ou normal. Existem tênis adequados para cada um desses tipos atualmente.
Outro fator a ser considerado é o tempo de vida útil de um tênis, que é em torno de 500 km. Se você usá-lo além desse limite, provavelmente ele já terá perdido as propriedades de seus materiais.

Como devem ser os sapatos para idosos?
As quedas são uma das principais causas de internações de idosos, trazendo uma série de complicações, geralmente associadas a fraturas. Por isso, a escolha de um sapato que traga segurança é essencial.
Diabetes e algumas doenças do sistema nervoso alteram a sensibilidade dos pés, fatores que também devem ser considerados na hora de comprar um calçado para idoso.
Deve-se optar por calçados com palmilhas anatômicas e que ofereçam grande conforto, além de solado antiderrapante, e evitar o uso de salto alto.

Tênis com molas e saltos anabela podem provocar torções?
Até mesmo os tênis com molas podem causar torções, pelo fato de aumentarem a mobilidade dos pés. Já o salto anabela geralmente tem um solado bastante rígido, o que faz com que todo impacto seja absorvido pelos músculos e ossos do pé. Dessa forma, a proteção fica diminuída e também aumenta a chance de torções.

Um comentário:

  1. amei essas dicas,mais e sapatos pra adolescentes de 13 ou 14 anos qual é o salto adequado ?

    ResponderExcluir